Nós temos uma prioridade no nosso esforço pelo aprimoramento: é o cultivo das boas relações entre os seres humanos.
Não adianta nada fazer lindas técnicas, procurando alcançar mais consciência através do autoconhecimento se você responde a uma cara feia com outra cara feia. Ou se você sente inveja de outro colega. Ou se você se ofende com alguém.
Vamos aprender cada uma das normas éticas da nossa cultura, para entendê-la um pouco mais.
São eles: saucha (limpeza), santôsha (alegria), tápas (autossuperação), swádhyáya (autoestudo), íshwara pranidhána (autoentrega).
Não adianta nada fazer lindas técnicas, procurando alcançar mais consciência através do autoconhecimento se você responde a uma cara feia com outra cara feia. Ou se você sente inveja de outro colega. Ou se você se ofende com alguém.
Vamos aprender cada uma das normas éticas da nossa cultura, para entendê-la um pouco mais.
Existem as prescrições e as proscrições éticas:
Yama significa domínio, e designa as cinco proscrições de ordem ética. Devem ser observadas pelo praticante especialmente em convivência com os outros.
São eles: ahimsá (não agredir), satya (não mentir), astêya (não roubar), brahmáchárya (não dissipar a sexualidade), aparigraha (não cobiçar).
Niyama significa ausência de domínio ou de controle. Nome das cinco prescrições de ordem ética que devem complementar as cinco proscrições e formar assim os dez preceitos morais. Trata-se dos princípios que o praticante deve observar consigo mesmo.
São eles: saucha (limpeza), santôsha (alegria), tápas (autossuperação), swádhyáya (autoestudo), íshwara pranidhána (autoentrega).
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